MENU

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COMBATE A EVASÃO ESCOLAR

A cena é bastante conhecida. Geralmente ao término da aula, o professor abre o diário de classe e faz a "chamada" de seus alunos. Um por um, eles atendem ao chamado de seu nome, respondendo: - "presente"! Pois esse ritual, que até hoje serve para verificar o comparecimento dos alunos em sala de aula, não existe mais na EEFM Adrião do Vale Nuvens, pois temos ao nosso dispor um sistema de registro digital de presença, com a utilização da biometria para identificação do estudante.

A iniciativa visa a melhorar o acompanhamento pela Escola dos alunos que efetivamente frequentam e, assim, combater o problema da evasão escolar, além de proporcionar mais segurança para o próprio estudante e os funcionários do Estabelecimento, já que o sistema poderá servir como apoio no controle de acesso de pessoas estranhas am ambiente escolar.

O sistema biométrico desenvolvido, automatiza o processo de controle de frequência em sala de aula. O aluno, ao entrar, apresenta a sua impressão digital ao leitor e o equipamento registra automaticamente a entrada. O mesmo acontece na saída. No final do mês, o professor precisa apenas solicitar um relatório de frequência por aluno.

Isso tornará possível, por exemplo, identificar casos relacionados a excessos de faltas, subsidiando ações corretivas e dificultando situações de evasão escolar. Para garantir a presença dos alunos infrequentes em sala de aula, a Escola tem mantido contato permanente com os pais e o Conselho Tutelar, buscando evitar que tenham prejuízos de aprendizagem ou mesmo que se envolvam em situações de risco social pelas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário