MENU

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PALESTRA NA EEFM ADRIÃO DO VALE NUVENS DISCUTE A INCLUSÃO ESCOLAR DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA


Discutir a inclusão escolar de portadores de deficiência, foi a principal meta da Psicóloga Sandra, professora da Faculdade Leão Sampaio, que ministrou no último sábado, 16 de maio, a palestra "Diferenças na Escola: O Desafio da Inclusão".

O evento contou com a presença de professores e funcionários da Escola, os quais manifestaram interesse em debater sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência e como lutar para que esse quadro de exclusão seja eliminado.

A Professora começou fazendo uma restrospectiva na história, mostrando como foram as lutas dos portadores de deficiência pela liberdade e pelo direito de serem incluídos nas ações do estado e, dessa forma, reconhecidos como pessoas.

A Professora apresentou a Lei nº 7.853 de 24 de outubro de 1.989, que dispõe sobre a política nacional pela integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências.

Dentre essa Lei, foram citadas as leis judiciárias que amparam o deficiente contra o não cumprimento das leis; A LDB, com educação profissional e inclusiva; a Lei Federal que ampara os deficientes auditivos; e uma das leis mais recentes - Lei 11.982, que trata da adaptação de brinquedos em parques para crianças portadoras de deficiência, sancionada em 16 de julho de 2.009.

Comentou ainda sobre o preconceito de pessoas insensíveis, considerando como outro obstáculo para os deficientes. "Essa gente, que torna ainda mais amarga a difícil vida de quem necessita de cuidados especiais, precisa enfiar no escasso cérebro a informação de que qualquer um de nós pode se tornar um deficiente físico, que um casal saudável pode gerar um filho com problemas físicos ou psíquicos".

Finalizou dizendo que as medidas pleiteadas pelos portadores de deficiência interessam diretamente a todos, sem excessão. "Acho que os não deficientes precisam interagir cada vez mais com os deficientes para combater com mais eficácia a exclusão que tem presença mais marcante nas cidades gerenciadas por quem não está nem aí para as questões sociais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário