Parabéns, estudantes !
Dia 11 de agosto foi instituído como o dia do estudante em 1927 por ocasião da comemoração dos cem anos de criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil por D. Pedro I. Apesar de já se destacarem em ações cívicas importantes na sociedade brasileira, como na abolição da escravatura, foi na década de 30 do século passado, mais precisamente em 1937, que surgiu a União Nacional dos Estudantes, a gloriosa UNE, e 11 anos depois, em 1948, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a UBES.
De lá para cá, em face das muitas transformações que vêm ocorrendo no seio da sociedade, a data vem sendo ressignificada pelos estudantes à luz de novas compreensões de mundo, estas operadas dialogicamente em diversos contextos sociopoliticos e culturais. Num olhar retrospectivo, pode-se mesmo comemorar avanços significativos no que se refere à ampliação da compreensão do papel político-pedagógico dos estudantes em relação às intituições de ensino, aos movimentos sociais e ao mercado de trabalho. O estudante vai deixando de ser entendido como um “aluno” (etmologicamente, um ser sem luz, mero reprodutor de informações), passando a atuar como sujeito da aprendizagem, num processo de interação com outros sujeitos e contextos, numa busca de novas formas de pensar, agir e comunicar-se.
A contemporaneidade apresenta-se repleta de desafios que envolvem embates relativos à luta em defesa de políticas educacionais adequadas, além de questões relativas ao ensino e à aprendizagem, na qual novas tecnologias possibilitam novos conhecimentos e novos conhecimentos geram novas tecnologias. A multiplicidade e complexidade dos saberes, o acesso e a compreensão crítica dos diferentes gêneros textuais, numa perspectiva de um currículo hipertextual, tendo em vista a formação cidadã, levantam questões que convocam não só os estudantes, mas todas as instituições de ensino a redefinirem seu papel.
Caros estudantes!
É diante deste contexto e do contexto de conquistas históricas da EEFM Adrião do Vale Nuvens, que tem sido desenhado com a participação ativa de todos vocês, que desejamos que este dia de celebração seja também dia de fantasia, que é a faculdade de criar novas situações de vida; dia de sonhar com um novo mundo; dia de ressuscitar utopias educacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário