MENU

sábado, 21 de novembro de 2009

EEFM ADRIÃO DO VALE NUVENS PROMOVE EVENTO SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Conhecer, valorizar, difundir e resgatar a cultura afro-brasileira. Buscar ações transformadoras, por meio da arte, cultura e formação, para que se possa iniciar um processo de mudança e participação efetiva dos alunos e consequentemente da comunidade, são os principais objetivos da EEFM Adrião do Vale Nuvens ao desenvolver o Projeto Dia da Consciência Negra.

Durante cinco dias, 16 a 20/11, a ação transformou a Escola em um celeiro a céu aberto das manifestações culturais e artísticas que lembraram as lutas e desafios que os negros enfrentaram por muitas décadas.

"O que nós estamos vivenciando aqui nesta semana é um resgate das nossas raízes, pois, todos nós, brasileiros, somos descendentes de negros", destacou a professora Lourdes Cândido, Coordenadora do Projeto. Para ela, o conceito mais importante que os alunos devem compreender é que "não existe raça negra e, sim, raça humana". A professora completou ainda que está na hora da sociedade parar de marginalizar o negro, e que esse preconceito começa a ser banido dentro da escola, daí o interesse da EEFM Adrião do Vale Nuvens trabalhar atividades que promovam a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, como modo de reduzir o racismo e a discriminação.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil, dia 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Nenhum comentário:

Postar um comentário