MENU

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PRIMEIRA FASE DA OBMEP TEM PROVA NESTA TERÇA-FEIRA (5)


Estudantes de escolas públicas de todo o país inscritos na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) participam na terça-feira (5) da primeira fase de provas do certame.

Mais de 19 milhões de alunos se inscreveram para esta edição do evento, que registrou número recorde de estabelecimentos de ensino participantes, com mais de 46 mil escolas em 99,4% dos municípios brasileiros.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), que oferece bolsas de estudo para os medalhistas. O objetivo da olimpíada é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores.

A Obmep 2012 é dirigida aos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios, de acordo com a classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de Educação dos alunos participantes também são contemplados.

Ter um bom desempenho na Obmep é também uma oportunidade de abrir caminhos para o futuro. Os medalhistas que ingressarem na universidade podem ganhar bolsa de iniciação científica e de mestrado em matemática. Ser medalhista da Obmep conta como critério para obter bolsa no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo Federal.

Exame - A prova objetiva consiste em 20 questões de múltipla escolha. Os participantes são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. O exame tem duração de duas horas e meia e é realizado em cada escola inscrita na Obmep, a ser aplicado e corrigido pelos próprios professores desses estabelecimentos de ensino, seguindo as instruções e gabaritos elaborados pela coordenação geral do evento.

As provas para a segunda fase estão marcadas para 15 de setembro, quando 5% dos estudantes classificados na primeira etapa responderão de seis a oito questões discursivas.

Mais informações sobre a Obmep estão no site do evento, onde os candidatos também podem obter dicas e conferir o conteúdo de avaliações anteriores, além de vídeos e banco de questões. (Com informações da Obmep)

Um comentário:

  1. Olá Bom Dia...
    Sou Professor e queria apresentar um projeto que desenvolvo não só com meus alunos, mas como também de toda a escola. É o Clube de Leitores “Entre Páginas”. Acesse o nosso blog e conheça nosso projeto. Por meio da leitura vamos aumentando conhecimento e criando novas possibilidades de aprendizagem!
    Acesse: http://clubeentrepaginas.blogspot.com.br/
    Seja seguidor do nosso blog, participe de nossas enquetes e concorra a livros superbacanas.

    “Contos de fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos”.
    G. K. Chesterton

    Um grande abraço a todos.
    Cosme Alves
    Idealizador do Clube

    ResponderExcluir