MENU

sábado, 10 de outubro de 2009

ALUNOS DA EEFM ADRIÃO DO VALE NUVENS EXPÕEM PROJETOS NA II MOSTRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA

A EEFM ADRIÃO DO VALE NUVENS defende como um dos processos da educação escolar o ensino centrado na observação, problematização, pesquisa e contextualização por acreditar ser esse um dos caminhos para uma educação capaz de atender a demanda da sociedade contemporânea. Acredita também que desta forma é possível se avançar rumo a uma aprendizagem focada na construção de conhecimentos capazes de assegurar autonomia intelectual ao jovem estudante da escola pública.

Focados nestes ideais de educação é que os alunos da EEFM Adrião do Vale Nuvens, orientados por professores, elaboraram projetos nas áreas de Linguagens e Códigos (Poeta Maranhão), Ciências da Natureza e Matemática (Alimentos que Curam), Ciências Humanas (Pré-sal) e Ciências Ambientais (Ecoturismo Como Alternativa de Desenvolvimento Sustentável em Santana do Cariri), e apresentaram na II MOSTRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, durante os dias 08 e 09 de outubro de 2009, no Tênis Clube, em Crato.

Projeto POETA MARANHÃO
(Professora Lourdes Cândido com alunas Amanda e Maria José)

Projeto ALIMENTOS QUE CURAM
(Professores Sílvio, Ana, Débora e Brígida com alunos Genária e Cícero)

Projeto PRÉ-SAL
(Alunos Henrique e Marcos Júnior)

Projeto ECOTURISMO
(Professora Ana com alunos Ypsilon e Paulo César)

Os trabalhos expostos na Mostra estiveram voltados para a dinâmica de ações pedagógicas interligadas e desenvolvidas com foco em uma aprendizagem para além da mera informação, onde a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem contribuiu para a promoção dos alunos tornando-os pessoas mais solidárias, críticas e participativas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

EEFM ADRIÃO DO VALE NUVENS RECEBE SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2009

A imagem “http://www.facaparte.org.br/imagens/home/imagem_preview.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A EEFM Adrião do Vale Nuvens é uma das quase 4 mil escolas públicas e privadas do Brasil que receberam a certificação ESCOLA SOLIDÁRIA 2009 no Projeto Faça Parte do Instituto Brasil Solidário. Entre os objetivos do Selo Escola Solidária, destacam-se: reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade, propiciar a troca de experiências entre escolas solidárias e incentivar a prática de voluntariado educativo.

Foi apresentado para avaliação o Projeto Voluntariado "Sem Fronteiras", que envolve cerca de 200 alunos da Escola, orientados pela Professora Ana Rodrigues. "Nós estamos muito felizes e com o sentimento de missão cumprida, pois, por meio do trabalho com os nossos jovens, continuamos fortalecendo nossa missão: a formação de cidadãos solidários e conscientes", comemora.

Desde o início do ano os alunos têm assumido a docência das disciplinas biologia, matemática, física e química, como monitores, em contra-turno, nos distritos e sede do município, compartilhando uma prática em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender.

O prêmio tem vigência de 2 anos. Este é o terceiro Selo Escola Solidária que a EEFM Adrião do Vale Nuvens recebe. Os outros foram concedidos nos anos de 2005 e 2007.